Até o final de abril/2016, foram registrados 6.019.824 pessoas optantes pelo MEI, os estados que tem as maiores quantidades são: São Paulo (1.539.599), Rio de Janeiro (731.150) e MG (659.929). É importante ressaltar que a diferença de abril/15 para abril/16 foi de 1.055.422 optantes pelo MEI. Vários fatores podem ser atribuídos a esse aumento de quase 21% durante o período, entre eles o alto número de pessoas desempregadas no país que aumente a cada dia, no nordeste foi registrado uma taxa de 12,8% de desemprego, só na Bahia 15,5% da população economicamente ativa não está conseguindo encontrar ocupação. Além disso, a facilidade de cadastro no MEI e as baixas tarifas atraem cada vez mais novos optantes, se ainda não conhece, conheça mais sobre o MEI – MicroEmpreendedor Individual.

  • No estado de Pernambuco, temos cadastrados em abril/2016 199.351 optantes pelo simples nacional, cerca de 2% da população do estado tem um cadastro como MEI. Só nos municípios da região metropolitana do recife, temos aproximadamente 60% dos optantes do MEI no estado. A capital apresente o número de 51.573 optantes do MEI, aumentando 19% do total registrado no mesmo período em 2015.

No estado, algumas atividades demonstraram um alto número de inscritos, a que teve o maior número de inscritos foi a de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios com o total de 19.825 registros. A área de artigos de vestuário foi a que resultou em um maior volume de registro de optantes no regime, além de mostrar o alto número no comércio, a confecção de peças do vestuários e confecção de peças sobre medidas também registraram um alto volume.
Além dessas áreas outras também são interessantes de ressaltar como as atividades de “Bares, Lanchonetes e restaurantes”, mostrando um alto número de inscritos, além de outros registros no ramo de alimentação. Outra atividade também merece um destaque como a de Cabelereiros por exemplo, temos 13.048 optantes sendo deles aproximadamente 79% de mulheres.

Falando nelas, as atividades que tem mais mulheres registradas no estado são:

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (14.554);
  • Cabelereiros (10.300);
  • Comércio varejista de cosméticos produtos de perfumaria e de higiene pessoal (4.270).

 

Ainda assim elas não são maioria no estado, elas apresentam uma representatividade de 46% comparado aos homens. Os homens estão presente na maioria das atividades, não demonstrando nenhuma com tanta representação quanto as mulheres, porém há atividades que eles estão presente em um maior numero que as mulheres, como:

  • Obras de alvenaria (98%);
  • Comércio varejista de bebidas (62%);
  • Serviço de táxi (96%).

A faixa etária dominante do simples nacional em Pernambuco é a dos 31 – 40 anos, totalizando 65.712 inscritos, seguindo a média nacional que é de 1.984.512. Fonte (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/estatistica/relatorios-estatisticos-do-mei).
O MEI veio para impactar o mercado de forma positiva, regularizando aqueles profissionais ao qual tinham dificuldades de formalização do seu negócio, além de não ter um capital para pagar um serviço profissional. Se você não é MEI e tem interesse em se regularizar, procure um contador, onde ele informará melhor as informações necessárias para o registro.

Estamos sempre dispostos a tirar dúvidas e falar um pouco mais sobre o assunto, lembrem-se somos o Seu Contador!