Para ser um empreendedor bem sucedido é necessário cuidar bem da sua rede de relacionamentos, networking é o verdadeiro diferencial para aqueles que buscam estabilidade e desenvolvimento em seu negócio.

A capacidade de relacionar-se interpessoalmente e a habilidade de adquirir confiança com as pessoas é o que enriquece a sua rede de contatos. A troca de experiências e conhecimento visando oportunidades agregam valor para otimizar resultados, criar solucões inovadoras, além do estabelecimento de parcerias profissionais.

Para criar um networking não existem mistérios, primeiramente você precisa saber qual o perfil de pessoas que podem contribuir de alguma forma para o desenvolvimento da sua empresa, seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou funcionário. Dessa forma, é fundamental que o profissional frenquente palestras, reuniões, feiras e conferências da sua área de interesse, mostrando-se disponível e acessível a qualquer momento. A proatividade é um diferencial para criar uma rede de relacionamentos, deixe a timidez de lado e busque sempre iniciar conversas, um simples “olá” pode fazer você conhecer pessoas super influentes.

Uma vez criada a relação, mantenha o contato com as pessoas que você conversou, a longevidade dos relacionamentos dependem da sua qualidade. Enviar um email no dia seguinte, adicionar no linkedin podem ser formas de construir o seu networking. Mostre-se sempre interessado em criar uma conversa, isso pode desvendar oportunidades que nem você mesmo esperava. Foque nas pessoas que você acha importante se relacionar. Lembre-se que não importa quantas pessoas você conhece, mas quem você conhece!

A consequência de uma boa rede de relacionamentos infuencia diretamente nos seus negócios, que é beneficiado através de parcerias profissionais e trocas de conhecimentos. Você começa a construir relacionamentos sólidos a partir do momento que investe tempo e energia nas pessoas da sua lista de contatos. Dessa forma, a sua imagem começa a causar boas impressões e o seu negócio passa a ser referência no mercado.

Não deixe para se preocupar com o networking apenas quando precisar dele, construa sua rede de forma natural, que os beneficios serão inerentes a sua postura. Lembre-se sempre que para ir longe, é preciso juntar-se a pessoas de sucesso.