O empreendedor é, naturalmente, uma pessoa observada. E sabendo ou não sobre liderança, sendo ou não sendo um bom líder, a sua influência, o seu modo de trabalhar, o seu modelo mental estarão sempre sendo utilizados como parâmetro para tomadas de decisão e forma de conduzir as atividades em sua empresa (independentemente do que você escrever em seu registro de cultura organizacional e valores! Acredite, sua influência fala mais alto). Isso acontece porque você naturalmente se encontra em uma posição de direcionador.

Considerando então que liderança é uma habilidade importante, com o que você deve estar atento? Gosto sempre de explorar quatro aspectos: entregar resultados, desenvolver talentos, manter as pessoas motivadas e inspirá-las.

Esse post é dedicado à INSPIRAÇÃO.

John C. Maxwell em alguns de seus livros (“5 níveis da liderança”; “Líder 360°”, “Você nasceu para liderar”…) cita os cinco níveis da liderança. Veja quão interessantes esses pontos podem ser:

  1. Posição

Maxwell fala que este é o nível mais básico de liderança. Aqui, as pessoas só permitem serem lideradas por você porque precisam. Você está em uma posição superior e elas inferior, você é o dono do negócio e como diz o ditado: manda quem pode, obedece quem tem juízo.

  1. Permissão

Pelo relacionamento que você desenvolveu com os seus liderados, eles te seguem porque querem e não só porque você é o chefe. Gostam de você.

Mas, como nem tudo são flores, passar muito tempo nesse nível pode ser perigoso quando lideramos pessoas que têm sede por entregar e ter uma visão de futuro mais esclarecida, para elas isso não é o suficiente.

  1. Produção

“Sigo esse cara porque ele tem é bom no que faz”, “ele gera resultados”. Aqui, as pessoas te seguem pelo que você faz pela organização. Elas viram o que você pode fazer e o impacto que o seu negócio está gerando na sociedade. Até mesmo os problemas são mais facilmente resolvidos porque as pessoas escutam e respeitam os seus pontos de vista. Quem não consegue perceber um grande sucesso aqui mesmo no nível 3? Por que existiriam mais dois níveis se já possuo o status, o relacionamento e o resultado?

  1. Desenvolvimento das pessoas

Quando você atinge esse nível, os colaboradores te seguem pelo que você já faz por eles. Aqui o crescimento é sólido, as pessoas sentem que a empresa também veste a camisa delas e que estão inseridas em uma larga via de mão dupla e por isso fazem seu trabalho bem e de bom grado.

Este é um estágio sadio. Chegando até aqui, você já pode ser um líder de sucesso.

  1. Personalidade

O próprio autor define dizendo:

“Respeito: as pessoas o seguem em razão de quem você é e do que você representa”.

Este nível é caracterizado pelo alto grau de lealdade conquistado através da liderança inspiradora e da visão positiva sobre a sua influência. Aqui, as pessoas apreciam suas decisões, sua coerência, sua filosofia de vida, seus valores. Elas se sentem inspiradas por você. Não te seguem mais porque gostam da sua empresa ou do seu plano de desenvolvimento, mas te seguem porque enxergam um significado em você. Quando você chega nesse estágio, você certamente já deixou um legado permanente na vida dessas pessoas. Continuando trabalhando com você ou não, elas serão promotoras da sua referência.

Os poucos líderes que conseguem chegar até aqui são, sem dúvida, muito bem-sucedidos. Posso citar alguns que alcançaram este patamar: Luther King, Gandhi, Madre Teresa de Calcutá… mas não precisamos ir tão longe. Basta pensar em uma pessoa que você classifica como inspiradora. Sua mãe? Seu avô? Um grande amigo da escola ou alguém que conheceu em uma viagem de negócios? Porque esse nome entrou no seu ranking de pessoas inspiradoras? Certamente porque ele deixou um legado direto ou indireto em sua vida e por isso se tornou importante.

Esse estágio é reservado para líderes que gastam o seu tempo formando e forjando o desenvolvimento de pessoas e empresas. Maxwell fala que esse é um nível é fora do seu controle, porque as próprias pessoas o colocam aqui.

O líder nível 5 inspira, faz nascer um entusiasmo criador e isso é que o torna uma pessoa realmente diferenciada.

O que você representa?